NEON.png

A NEON ART CONSERVATION nasceu em 2018 da vontade de cinco conservadoras-restauradoras desenvolverem a sua atividade na salvaguarda da arte moderna e contemporânea. Pretende colmatar a falta de soluções no mercado no âmbito da conservação de materiais menos convencionais, como plásticos, borrachas e fotografia, entre outros, mas também oferece soluções para suportes mais tradicionais como a pintura e o papel. Associada ao Departamento de Conservação e Restauro da Universidade NOVA de Lisboa, a NEON aposta na investigação científica e no conhecimento dos materiais como base para a realização de trabalhos pautados pela exigência e rigor, respondendo aos desafios lançados pelo património do século XX e XXI. A NEON tem como missão a preservação do património cultural através da prestação de serviços de excelência e do desenvolvimento de soluções inovadoras. Pretende ainda contribuir para o conhecimento material, técnico e artístico da arte moderna e contemporânea, valorizando a profissão do conservador-restaurador.

 

 

Sócias fundadoras

Sílvia Sequeira | Susana França de Sá | Joana Silva | Élia Roldão | Sara Babo

 
 
 

EQUIPA

 

Sara Babo

Sócia-fundadora e gerente da NEON, é conservadora-restauradora especializada em pintura e materiais modernos. Tem um doutoramento (2021) em Conservação e Restauro do Património Cultural, especialização em Ciências da Conservação, pela Universidade Nova de Lisboa, no qual estudou obras de arte em chapa acrílica (PMMA), nomeadamente de Lourdes Castro e Ângelo de Sousa. Tem ainda uma Licenciatura (2006) e Mestrado (2009) em Conservação e Restauro pela mesma instituição. Em 2010 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da FLAD no Smithsonian Museum Conservation Institute. Desde 2011 que conjuga investigação, ensino e prática em conservação e restauro nas áreas de pintura e arte contemporânea.  

Catarina Gonçalves

Desde 2022 que integra a equipa da NEON como responsável pela área da conservação de documentos gráficos. É licenciada (2008) e mestre (2010) em Conservação e Restauro, com especialização em documentos gráficos, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Entre 2011 e 2017 trabalhou na conservação preventiva e conservação e restauro de documentos gráficos no Instituto de Investigação Científica Tropical e Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Entre 2018 e 2019 exerceu atividade profissional independente como conservadora de documentos gráficos e como formadora nessa área. De 2020 a 2022 fez parte do projeto de investigação “Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo”.

Raquel Marques

Responsável pela área de conservação de pintura na NEON desde 2022. É licenciada (2012), mestre (2014) e doutorada (2023) em Conservação e Restauro do Património pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Entre 2015 a 2017, através de bolsas de Investigação em Conservação de Pinturas do DCR/FCT, desenvolveu experiência prática de tratamento, trabalhou em projetos de investigação e atuou como assistente de ensino da Dr. Leslie Carlyle. Durante 6 meses, foi estagiária de conservação de pinturas na Stichting Restauratie Atelier Limburg (SRAL) em Maastricht, Países Baixos. Em 2017, foi-lhe atribuída uma bolsa do Programa CORES para realizar uma investigação de doutoramento em colaboração entre a FCT-UNL e o LAMS (Laboratoire d'Archéologie Moléculaire et Structurale) em Paris. O seu projeto de doutoramento centrou-se no estudo de pinturas a óleo do século XIX com defeitos extremos na formação do filme (alligatoring).